sexta-feira, 12 de abril de 2013

Escalda-pés: um carinho para seus pés!


Na correria da vida "moderna" esquecemos  da importância dos pés na sustentação do corpo e de como o desgaste provocado pelo uso de saltos altos/sapatos desconfortáveis ou por muitas horas em pé ou sentados  sem movimentar as pernas, resulta em cansaço nas pernas e nos pés.

O  escada-pés é um cuidado antigo e simples, que ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, acalmar a mente e relaxar os músculos; Permite o relaxamento profundo necessário para recompor as energias. O calor da água dilata os poros e ativa a circulação, facilitando a absorção de sais aromáticos ou óleos essenciais, que além de potencializar os efeitos benéficos do escalda-pés podem também reforçar o sistema imunológico.

 De acordo com a MTC, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos meridianos e órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, mas também no equilíbrio energético de todo o corpo.
Contra indicações:  Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes, arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afecta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).



 RECEITA:  Mergulhe os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C – temperatura suportável, água não deve estar morna para fria), pode ser feito até a altura dos tornozelos (pedilúvio) por, pelo menos, 15 min, não ultrapassando 25 min. Adicionar 02 colheres de sopa de sal aromático, ou 05 gotas de óleo essencial puro para cada Litro de água.  Para massagem coloque no fundo da bacia bolinhas de gude ou cristais arredondados. Mantenha ao seu lado uma toalha de rosto para enxugar e uma meia/chinelo para manter os pés aquecidos quando sair.  Não pisar no chão frio!

 

ESCALDA-PÉS COM SAIS E/OU ÓLEOS ESSENCIAIS
· Alecrim – (oléo ou folhas) estimula a circulação e disposição, alivia dor, inchaço e mau cheiro dos pés.
· Arnica ou óleo de Laranja -são utilizados há séculos para reduzir o inchaço
· Artemísia: ajuda a relaxar, tira o cansaço e ativa os rins, reduzindo o inchaço
· Cravo – indicado para calosidades, descamação da pele, nevralgia e micoses. Muito bom para ser utilizado na hora de fazer os pés.
· Erva-doce – um escalda-pés com gotas de óleo essencial de erva-doce promove forte alívio para problemas digestivos, cãibras, cólicas e enxaqueca.
· Eucalipto – um escalda-pés traz muito alívio nos sintomas de resfriados e gripes e afecções das vias respiratórias, excelente para se fazer antes de dormir.
· Lavanda ou Tea Tree – sais de lavanda, ameniza tensões, maravilhoso efeito relaxante para quem teve um dia intenso. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.
· Menta – sais de menta, refrescante e fortemente antisséptico, pode ser usado em dias quentes e para alívio de dores, ajuda a manter a saúde e higiene dos pés.
· Rosa-branca & Gerânio – sais aromáticos ajudam a diminuir o inchaço nos pés, melhora o quadro de tensão pré-menstrual, e regulariza o humor, ideal para se fazer o escalda-pés à noite enquanto relaxa.
· Rosa-branca – um escalda-pés com gotas de óleo essencial de Rosa-branca estimula a criatividade e abre a mente – excelente para se usar durante estudos, trabalhos de escrita e criação.
· Sete ervas – gotas de óleo essencial, bastante revigorante.
· Sal grosso – desintoxicante, reduz inchaço e drena excesso líquidos, combate infecção causada por fungos.
· Heliotrópio e Calêndula: (óleo, ou folhas e flores, no caso da calêndula) também são ótimos para o cansaço, ajudam na circulação e nos problemas de varizes.
· Manjericão: (óleo ou folhas ) é estimulante e tonificante para os nervos, alivia os sintomas de cabeça pesada, descongestionante.
· Folhas de Capim-de-cheiro ou capim limão: calmante, descongestionante, sensação de bem estar
· Salvia: (óleo ou folhas) como tônico antidepressivo, baixa a pressão pois equilibra a circulação, renova a pele.

OBS: pétalas ou ervas “in natura” devem ser acrescentadas por último na água.
 
Sugiro presentear-se com esse carinho ao menos uma vez por semana, sendo que durante o procedimento você pode aproveitar o tempo para meditar, orar, recitar um mantra ou simplesmente relaxar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário